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domingo, 27 de fevereiro de 2011

Experiência 4x4!


Pessoal,  como não poderia deixar de deixar um registro sobre esse assunto aqui, resolvi dedicar uma postagem inteira sobre o tema 4x4. Gostaria também de esclarecer mais uma vez para qualquer um que queira vim visitar o Jalapão, que a aventura 4x4 se dá para entrar no Jalapão, e por onde viemos. Fora isso, praticamente (a depender das chuvas) não se usa 4x4.
Eu nunca havia possuído um veículo com tração nas 4 rodas, muito menos uma caminhoneta a diesel. Depois que adquiri a minha Pajero, certamente tive um motivo a mais para resolver iniciar essa aventura no jalapão. Gostaria de dizer que um carro desse tipo dá uma segurança incrível para situações de estradas ruins, lamaçais, ladeiras íngremes, areal, e por vai. Especialmente no caso das caminhonetas, o conforto então é singular. Quem viajou no banco de trás, em nada se queixou, muito pelo contrário, o sistema de reclinar bancos traseiros individualmente gera uma qualidade a mais em viagens longas e desgastantes.



Bem, na viagem ao jalapão, muitos podem achar que fomos malucos e coisa do tipo. Nada disso, posso assegurar-lhes que tudo que fizemos foi dentro de um ótimo planejamento e muitos contatos telefônicos para deixar bem "amarrada" nossa aventura entre dois pontos. Conforme já disse anteriormente, quando contactamos o Jermano e o Batata, ficamos tranquilos pois sabíamos que se algo inesperado acontecesse, alguém estaria vindo ao nosso encontro.
Vejam a estrutura da ponte que atravessamos
Viver a experiência de andar praticamente dentro do mato, atravessando rios, deslizando em lamaçais ou andando enterrado em areais foi surreal! Principalmente para quem mora em cidade grande como nós. A travessia das pontes ou "pinguelas" devido a serem muito estreitas, porém, apesar da aparência eram muito resistentes, feitas em madeira de lei, foi inovador, pois a cada uma ponte havia uma maneira diferente de transpo-la. Nosso grupo foi fantástico, pois cada um dentro da sua experiência, contribuía como podia para o sucesso do nosso passeio, seja orientando caminhos, seja debatendo a melhor maneira de atravessar ou até parando, como fizemos quando apareceu diante de nós um formigueiro imenso, o qual o carro não passaria e aí tivemos que descer e analisar o que fazer.  Não adianta ter um carro bom, é preciso ter o espírito aventureiro e desbravador que tivemos dentro de nós para ir atrás. Essa é que foi a grande experiência do 4x4. Para mim, não significa ter penas um carro, mas é preciso viver o momento onde se usa o 4x4 e tínhamos tudo, um grupo solidário, um carro valente que parecia dizer para nós: "olha, estou aqui disponível pro que der e vier, não tenham medo!"

nessa parte do caminho, a chuva cavou uma vala que preenchemos com galhos de árvores.

Mostro aqui em algumas fotos o que pude sintetizar que seria esse sentimento de ter o poder de atravessar locais nunca antes pensados por um reles mortal da cidade como eu. Poder fazer isso é de uma grande sensação de valorização para o ego, pois pudemos dizer: Nós conseguimos, e fizemos por onde ninguém nunca antes o fez!

Aqui uma pequena amostra da preparação para atravessar uma ponte, se é que podemos chamar de ponte!


Alguns trechos a chuva causou estragos e aí tivemos que usar o 4x4, caso contrário, não passaríamos!
Essa sequência mostra talvez o momento de maior aventura 4x4. Uma grande subida, recheada de valas e muito barro.

Por várias vezes descemos do carro para averiguar onde e como passar.

Essa foi uma das 5 tentativas de vencer essa curva na subida da Serra da Aleluia, divisa MA-TO, vejam que o carro perdia a tração numa roda dianteira e em outra traseira. Nessa situação, sem bloqueio de diferencial, não há 4x4 no mundo que suba. Só nos restou encher com pedras os buracos par gerar tração em 3 rodas.
Clique nessa foto para amplia-la e entender o que disse na última foto. Nesse momento, vencemos a curva da subida, mostrada na foto anterior. Percebam que uma das rodas traseiras está no ar, mas como há 3 no chão, subimos. Curioso: nesse momento, o carro passou a ser "tração dianteira", pois a traseira estava ausente (no ar).


Depois da curva, veio a subida infernal para avistar o grande chapadão do Jalapão.
Nessa sequência de fotos temos a o momento da subida. Aqui o carro estava em 4x4, reduzido e com o câmbio em LOW para vencer não a subida, mas a irregularidade do terreno. O carro pulava demais, devido ao alto torque e as quedas nas valas, quando caía de uma para outra. Sem a reduzida aqui, acho que não subiríamos.

em alguns lugares a água da chuva fez estragos grandes no que podemos chamar de "caminho". Isso nos levou a ter que improvisar várias vezes.

 Aqui vemos algumas situações onde tivemos que ter muito cuidado. Essas pedras são afiadas e cortam seu pneu fácil. Não importa se você vem com pneus especiais para lama ou areia, qualquer um serve, mas o cuidado deve ser sempre redobrado nas pedras.

Em fim pessoal, foi uma experiência maravilhosa, como já disse. Aconselho a qualquer um que tenha um bom veículo desse tipo a passear pelo Jalapão e curtir o que a natureza tem para nos oferecer.

4 comentários:

  1. Ola gostei da aventura de voces, tambem sou chegado a uma aventura com responsabilidade, qual a proxima ser vir para o sul do brasil ou mesmo sul da Argentina, mantenha contato, grande abraço
    erico
    mue blog www.ericoneves.blogspot.com

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    1. Olá Enrico!! Que vom que tenha gostado, foi realmente uma aventura. Pois, é, esse ano a trupe do 1113 na tora já fez outra viagem, bem menos aventureira. Fomos ate o Mato Grosso do Sul, a uns 500km do Paraguay. Foi bela viagem de 7.000km. 0 de problemas na velha e boa viatura. Posso te dar mais detalhes se quiser.

      Um abraço!!

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  2. Olá Pessoal.
    Em julho de 2013 estarei partindo de São Paulo com minha família para conhecer o Jalapão, só que com uma caminhonete S10 4x2, ou seja, sem tração nas quatro rodas. Sei que o ideal seria uma 4x4, mas....Bom temos que tentar resolver as coisas conforme podemos e nos prevenir da melhor forma possível dos imprevistos que certamente irão surgir. Não pretendo me aventurar por lugares que literalmente não terei condições de ir com esse veículo. Nessa parte será necessário ir com alguém da região e com um veículo adequado. Tenho um pouco de experiência em viagens longas, já foi três vezes para o Chile (deserto do Atacama foi uma delas) e Argentina com essa minha guerreira S10. Bom que bons ventos nos guiem e com a proteção Divina. Agradeço imensanmente pela belíssima reportagens de vocês, sempre é MUITO útil ler relatos detalhados de pessos que já fizeram a viagem que será a sua amanhã. Valeu mesmo.
    Att.
    Ernesto Rossi
    E-mail: esrossijr@gmail.com

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    1. Olá Ernesto, obrigado por sua visita. Fico feliz em saber que o nosso blog com o relato da viagem ajuda nos preparativos de outras.
      estava viajando e só pude ler agora, então espero que ainda dê tempo de ajudá-lo! Com relação aos seus planos, te digo o seguinte: Como você vai estar entrando "por baixo"(rsrs), ou seja, saindo de SP, não vejo maiores dificuldades não. Entre por Ponte alta que não terá problemas. Na cidade, sempre encontrará algum grupo com veículos 4x4. Leve, entretanto, cordas, cepos de madeira, macacos hidráulicos e até um cabo de aço pra ajudar num reboque, né?! Vai que...
      Se estiver seco na região, ou seja, sem chuva, você roda numa boa sem problemas, mas se chover, irá complicar, principalmente de S-10 que tem um alto torque na traseira e atola fácil, fácil. Então a dica é: cuidado no molhado e na lama. Tente se juntar a outros grupos independentes 4x4 e leve material para ajudar a te desatolar, caso seja necessário. Depois poste seu relato amigo!!

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